terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ASADO URUGUAYO. CHURRASCO URUGUAI.



O Uruguay tem carnes excelentes! A criação bovina no país supera o número de habitantes em quase 4 vezes! E os “gaúchos” uruguaios tem uma grande tradição de churrasco, muito parecida com a do sul do Brasil…
Falando um pouco sobre o churrasco de lá então:
                                                         1 – A forma de fazer

Os uruguaios não usam carvão, usam lenha. E a churrasqueira tem um espaço (uma grade) para colocar a lenha e fazer o fogo e, conforme as brasas vão caindo dessa grade, são arrastadas para baixo da grelha onde está a carne. A carne fica sobre a grelha em pedaços grandes (não em bifes) e vai assando na brasa.
Para os vegetarianos, existe a opção de assar pimentões recheados com queijo ou mesmo uns queijinhos que já vem em bolinhas, prontos para serem assados (e ficam uma delícia!)
Ah, praticamente todas as casas uruguaias têm churrasqueira!
2 – Os cortes de carne
Os cortes uruguaios são bem parecidos com os do sul do Brasil. Algumas traduções que ajudam na hora de escolher sua carne preferida:
* cuadril = picanha
* lomo = filé mignon
* colita de cuadril = maminha
* tira de asado = costela (em geral a costela deles tem um corte mais fino, com ossos menores)
* chorizo = salsichão (ou linguiça) – não confundir com o “bife de chorizo”, que é um bife de contra filé típico da argentina
3 – Onde comer um bom asado
Para quem vai a turismo para o Uruguai, recomendo uma passada pelo Mercado del Puerto para comer um bom asado (e ver a carne sendo assada na sua frente – e escolher quais pedaços você quer!)
4 – O que esperar quando te convidarem para um asado
* As pessoas irão se atrasar! No Uruguai, quando marcam um churrasco para o meio dia, as pessoas não chegarão antes das 14hs… e você provavelmente não vai comer antes das 16h!
* Você vai passar a tarde toda no churrasco (se te convidarem para um churrasco ao meio dia, não marque nenhum outro compromisso antes das 18hs)
* A bebida do churrasco nem sempre será cerveja – há quem prefira tomar vinho com o churrasco (como fazem os argentinos). E não espere que tenham caipirinha…
* Eles não comem farofa. É possível encontrar farinha de mandioca nos supermercados (se chama “fariña”), mas eles não sabem nem para que serve essa farinha…
* Com certeza terá “chimichurri” – um tempero feito de várias ervas e com base de azeite de oliva. Eles colocam esse molho por cima da carne (e fica uma delícia!)
* E com certeza terá muito pão! Asado é sempre acompanhado de salada (de alface e tomate) e pão (não espere salada de batata, aipim cozido e muito menos arroz!)
O asado uruguayo é uma delicia! Buen provecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário